CURADORIA/CURATORSHIP  
       
 


 

INVENÇÕES GRÁFICAS NA ILUSTRAÇÃO IBERO-AMERICANA

Abertura: 2 de julho, às 20h
Visitação: 3 a 28 de julho

Com curadoria do premiado ilustrador e artista brasileiro, Fernando Vilela, se realiza pela primeira vez no Brasil uma exposição a partir do Catálogo Ibero-América Ilustra. O projeto editorial criado e desenvolvido anualmente, desde 2010, pela Fundação SM em parceria com a FIL Guadalajara, que já reuniu mais de 300 artistas, destaca os talentos ibero-americanos no campo do livro ilustrado. “Essas narrativas sem palavras – as vezes oníricas, enigmáticas, irônicas ou reflexivas – apontam caminhos experimentais mostrando que a potência da ilustração ibero-americana faz com que ela seja uma importante vertente do território da arte contemporânea”, afirma Vilela.

O curador selecionou entre as nove edições do Catálogo, 40 obras de 12 ilustradores provenientes de 9 países, ressaltando que, apesar do ecletismo deste conjunto, os trabalhos estabelecem diálogos entre si sob conceito da invenção gráfica. “As ilustrações dessa mostra escapam de uma representação de viés naturalista, assumindo a superfície plana bidimensional, utilizando sobreposições, justaposições, mesclando as linguagens da colagem, da gravura, da pintura, do desenho e do uso de técnicas digitais”, completa Vilela.

Fazem parte da mostra: Ixchel Estrada, México (2011); Joan Negrescolor, Espanha (2013); María Luque, Argentina (2013); Roger Ycaza_Equador (2014); Manuel Marsol, Espanha (2014); Marta Madureira, Portugal (2015); Laerte Silvino, Brasil (2015); Amanda_Mijangos, México (2016); Matías Acosta, Uruguai (2017); Catalina Carvajal, Colômbia (2018); Sol Undurraga, Chile (2018); e Juan Bernabeu, Espanha (2018).

Para o curador, o artista é o roteirista de suas sequências narrativas, que são um jogo com regras próprias em que o suporte plano onde ele atua se torna uma mesa de operações. “Ao definir um mundo gráfico particular, o ilustrador, como um diretor de cinema, escolhe os pontos de vista das cenas e seus enquadramentos, como um escultor, modela o corpo dos seus atores; é o figurinista dos seus personagens, o cenógrafo e iluminador de seus ambientes e o fotógrafo de suas paisagens”, pondera.  

Anúncio dos selecionados da 10ª edição do Catálogo
Acontece também pela primeira vez no Brasil, no Instituto Tomie Ohtake, o anúncio dos selecionados do Catálogo Ibero-América Ilustra 2019.
Data: 18 de julho, às 19h, com mesa de debate “A Ilustração Ibero-americana” participação do curador Fernando Vilela ilustradores convidados (entrada franca). 

Sobre o Catálogo Ibero-América Ilustra                                                                                    
O Catálogo Ibero-América Ilustra comemora neste ano a sua 10ª edição. O evento, que teve início no México e hoje percorre a Ibero-América, reúne os mais conceituados ilustradores e jovens talentos da área. A publicação do Catálogo contribui para o desenvolvimento e visibilidade dos ilustradores ibero-americanos de livros para crianças e jovens, além de servir como um referencial e fonte de consulta para profissionais do meio editorial.

Sobre a Fundação SM
Criada em 1977, com o intuito de devolver à sociedade os benefícios gerados pela Edições SM, a Fundação SM tem a missão de contribuir para o desenvolvimento integral das pessoas por meio da Educação. Nesse sentido, trabalha para fortalecer a educação pública, de forma colaborativa com os governos municipais, estaduais e federal, organismos internacionais, organizações da sociedade civil, institutos e fundações. Suas ações são norteadas por quatro pilares: Formação e valorização dos professores; Fomento à leitura; Apoio a projetos socioeducativos; e Apoio à pesquisa educacional. Está presente na Espanha, México, República Dominicana, Porto Rico, Colômbia, Peru, Brasil, Chile, Argentina e Equador.

 

Exposição: Invenções Gráficas na Ilustração Ibero-Americana
Abertura: 02 de julho, às 20h
Até 28 de julho de 2019 – de terça a domingo das 11h às 20h
Entrada franca
Instituto Tomie Ohtake
Av. Faria Lima 201 - Complexo Aché Cultural
(Entrada pela Rua Coropés, 88) - Pinheiros SP –
Metrô mais próximo - Estação Faria Lima/Linha 4 - amarela
Fone: 11 2245 1900
www.institutotomieohtake.org.br

Informações à Imprensa Instituto Tomie Ohtake
Pool de Comunicação - Marcy Junqueira
Fone: 11 3032-1599
Contatos: Martim e Ana
marcy@pooldecomunicacao.com.br / martim@pooldecomunicacao.com.br
ana@pooldecomunicacao.com.br

Informações à Imprensa Fundação SM
Dona Comunicação
Fone: 21 2220 0564 
Contatos: Paula e Pedro
paula.netto@donacomunicacao.com.br / pedro@donacomunicacao.com.br

 

 
 
 
fevilela@gmail.com | F +55(11) 3875 6008