ILLUSTRATION/DESIGN
     
  LIVROS/CHILDREN BOOKS  
       


LAMPIÃO E LANCELOTE


Texto e ilustração
Text and Illustration
Fernando Vilela

CosacNaify, 2006

 

A justa dos cavaleiros

JORGE COLI
COLUNISTA DA FOLHA

Duas sagas de cavalaria: uma antiga de séculos, outra moderna. O rei Artur, sua Távola Redonda, seus cavaleiros, Percival, Lancelote, a Fada Morgana. Lampião, seus companheiros, Corisco, Volta-Seca, Mergulhão, a Maria Bonita.
Os guerreiros têm, uns, armadura de ferro, outros, de couro. Suas façanhas viraram mito, lenda, na poesia coletiva, nas rimas populares que as carreiam ao longo dos tempos. Têm natural afinidade; era natural que se encontrassem.
Fernando Vilela promoveu essa junção num livro, "Lampião & Lancelote" (ed. Cosacnaify, 52 págs., R$ 49). Escreveu ora em prosa, ora em versos de cordel. As frases são firmes, mas leves e elegantes. Paira um humor delicado. A mescla com as imagens, cheias de brilhos metálicos, texturas de madeiras, ritmos de lanças, impulsos de cavalos, promove o texto a proporções épicas.
Não como arte da escrita apenas, para a qual pouco importa o suporte. Antes como numa ópera, em que é impossível separar o libreto da música. Não há texto autônomo de um lado e ilustração do outro. De grande beleza, a ponto de se tornar difícil classificá-lo como "infantil", "juvenil", "adulto". Está além das categorias, porque se configura, de pleno direito, como obra de arte.
Não há texto autônomo de um lado e ilustração do outro; de grande beleza, a ponto de se tornar difícil classificá-lo como "infantil", "juvenil", "adulto"

Fernando Vilela é gravador, trabalha em madeira, com forte sentido das estruturas, dos materiais, das formas recortadas e incisivas. Incorporou nele os poderes das palavras. O álbum é retangular, longo: o formato revela-se determinante para a composição e narração.
Quando as páginas centrais se desdobram, em 1,40 metro, saltam ritmos rigorosos, violentos, impressionantes, de uma luta ao mesmo tempo ordenada e confusa.
(...)

(Publicado na Folha de São Paulo / Caderno Mais! / domingo, 17 de setembro de 2006)

 

 
fe.vilela@uol.com.br | F +55(11) 3875 6008 / 9646 8588| Rua Soledade 80 São Paulo SP 01257-070|