exposições
back/voltar para a home
 
HOME
RELEASE
FOTOS/DIVULGAÇÃO
TEXTO CRÍTICO
CLIPPING
CRÉDITOS

FERNANDO VILELA pinturas e gravuras

abertura 13 de novembro de 2012 às 20h
de 14 de novembro a 07 de dezembro de 2012
PRORROGADA ATÉ 05 DE FEVEREIRO DE 2013


GALERIA VIRGILIO

Rua Dr. Virgílio de Carvalho Pinto, 426 - tel:(11) 3061 2999



 

RELEASE

GALERIA VIRGILIO apresenta a exposição:

>> FERNANDO VILELA PINTURAS E GRAVURAS

ABERTURA: 13 de novembro, terça-feira, às 20h - até 07 de dezembro de 2012

(Clique aqui para download do arquivo do release em word/DOC)


Mostra individual de Fernando Vilela traz a público gravura, pintura  sobre gravura e inédita produção de pintura em óleo.

Texto de Luis Pérez-Oramas, curador da 30a. Bienal, contextualiza sua obra, evidenciando a composição e a fatura dos trabalhos.

A Galeria Virgilio inaugura no dia 13 de novembro, terça-feira, às 20 horas, a mostra individual “Pinturas e gravuras“ de Fernando Vilela. Constituída de séries inéditas de cerca de 20 gravuras sobre fotografia, vinte e cinco pinturas sobre gravura em linho e pinturas em óleo sobre tela, a mostra conta com texto crítico de Luís Pérez-Oramas, curador da 30a. Bienal de São Paulo.

A produção de gravura de Fernando Vilela é marcada pelo pensamento gráfico e pelo hibridismo de linguagens, contudo não é a matriz lenhosa da xilogravura de fio que a agrupa em séries; é a fotografia urbana sobre a qual ele realiza a impressão que cumpre esse papel. Segundo Oramas, “a verdade da luz do artista se revela por entre rasgamentos, entre as fissuras de claridade por entre os planos estabelecidos pela fotografia e a gravura”.

“Ninguém deixará de ver, nas gravuras e Fernando Vilela, entre os veios da prancha e as secas correntes de tinta, ali onde a atmosfera de teia receia suas cidades, os escarpados triângulo arquitetônicos, os angulosos volumes que mal se tocam em seus vértices, as sutis e afiadas diagonais de luz, os mudos alinhamentos de janelas como se fossem adormecidos Objetos Ativos”, escreve Oramas

As pinturas sobre gravura, por sua vez, são exibidas soltas, sem moldura, revelando a materialidade do linho cru. Em sua trama rústica Vilela grava volumes e sobrepõe espessas pinceladas de tinta à óleo que extrapolam os campos cromáticos da impressão.

Pinturas
Se na gravura tem-se os veios da madeira em destaque, nas pinturas, marcadas por blocos negros de tinta, é no rastro das cerdas do pincel que reside o interesse do artista.

“Simbá, o marujo”, lançamento de livro
Na ocasião da abertura da mostra individual, a editora Cosac Naify promove o lançamento do livro “Simbá, o marujo” (formato 26 x 22,5 cm, 80 páginas, capa dura), com texto de Stela Barbieri e 40 ilustrações de Fernando Vilela. O texto de quarta capa é assinado pelo renomado escritor brasileiro Milton Hatoum.

Estação Pinacoteca – Pinacoteca do Estado de São Paulo
Neste momento, Fernando Vilela participa da mostra “4 Ensaios Gráficos”, em cartaz na Estação Pinacoteca

Fernando Vilela (São Paulo, 1973)
Artista plástico, escritor, ilustrador e educador, Fernando trabalha com gravura, fotografia, escultura e pintura. Operando com grandes formatos, participou de mostras coletivas em diversas instituições culturais brasileiras como a Pinacoteca do Estado e o Museu de Arte Contemporânea de São Paulo, o Santander Cultural (Porto Alegre). Realizou exposições individuais no Centro Cultural São Paulo, no Centro Universitário Maria Antônia e em 2010 foi contemplado pelo Prêmio Funarte de Arte Contemporânea. No exterior expôs na Bélgica, França, Estados Unidos e México. Como autor e ilustrador já publicou em sete países e ilustrou diversos livros dentre os quais quinze são de sua autoria. Dentre eles destaca-se Lampião e Lancelote (Cosac Naify, 2006) que recebeu dois prêmios Jabuti no Brasil e a Menção Novos Horizontes do Prêmio Internacional do Salão Jovem de Bolonha em 2007. Graduado em Artes Plásticas pela UNICAMP e Mestre em Artes pela ECA-USP, o artista vive e trabalha em são Paulo.
Seu trabalho pode ser visto no site www.fernandovilela.com.br.

 

Serviço:
Evento: “Pinturas e gravuras” individual de Fernando Vilela
Abertura: 13 de novembro, terça-feira, a partir das 20 horas
Período expositivo: de 14 de novembro a 7 de dezembro de 2012

Local: Galeria Virgilio
Endereço: Rua Virgílio de Carvalho Pinto, 426
CEP 05415-020, Pinheiros, São Paulo - SP
Telefone: (55 11) 2373 2999
Horários: de segunda a sexta, das 10 às 19h; e sábados, das 10 às 17h
Entrada franca e livre
www.galeriavirgilio.com.br 

 

 

Informações à imprensa
Décio Hernandez Di Giorgi
www.adelantecultural.com.br
dgiorgi@uol.com.br
Tel.: (55 11) 9 8255 3338 (cel.)