Introdução
Minha primeira pergunta foi: como apresentar a Dissertação de Mestrado de uma pesquisa que tem como objetivo a concepção, discussão e execução de trabalhos em gravuras, fotografias e livros ilustrados?
Creio que essa interlocução seria mais eficiente se as pessoas pudessem fazer algumas visitas ao meu atelier para ver e conversar sobre essa produção de cinco anos. Lá elas poderiam apreciar os trabalhos, ler os livros que escrevi e ilustrei e depois passear comigo pelo bairro da Barra Funda e pelo centro da cidade de São Paulo, para sentir a atmosfera que respiro com os olhos e ver como me deixo contaminar pela arquitetura urbana e humana.
Tal proximidade nos propiciaria, além do intercâmbio de ideias e experiências, aprofundar as questões poéticas que permeiam o meu trabalho de arte. Mas, dada a indisponibilidade de todo o tempo necessário para uma interlocução nesse nível, surgiu a segunda pergunta: como organizar, selecionar e editar os trabalhos e as reflexões nesta Dissertação de forma a deixar claro o processo e os resultados da minha pesquisa?
Depois de experimentar diversas possibilidades de organização do material, escolhi trabalhar com o preto e branco porque a maioria das obras não tem outra cor e também para manter a unidade do conjunto. Conclui que o formato mais apropriado seria a edição de uma sequência de imagens dos trabalhos, visando assim apresentar e despertar as relações desse conjunto de obras que, apesar de diverso, é permeado por um desenho único.
|